Skip to content
Menu

Sensação de calor, por consequência da cor da lâmpada, é possível? Sim. Não necessariamente sentiremos o calor real, de uma temperatura mais quente, contudo, uma sensação de aconchego do espaço, graças as tonalidades da lâmpada LED utilizada. Será que a Iluminação e a sensação térmica estão diretamente ligadas? Vamos descobrir!

Em regiões consideradas mais frias, por exemplo, é comum que nos projetos de iluminação, sejam utilizados tons mais amarelos. Isso pela tonalidade remeter ao verão e à luz do sol! 

Contudo, vale dizer que há no mercado, determinados tipos de luminárias que de facto, podem aquecer um ambiente. É o caso das lâmpadas de halogéneo, caracterizadas pelo facto de dissipar calor e aquecer o espaço. No entanto, em contrapartida, este tipo de iluminação gera um consumo mais elevado de energia.

A Iluminação e a sensação térmica – A lâmpada LED aquece o ambiente?

Há uma dúvida muito comum em relação ao uso de lâmpadas LED, sobre ela aquecer ou não o ambiente.

Pois bem, muito embora muitas vezes, a percepção de calor seja mais uma “impressão”, devido a cor da lâmpada, é usual encontrarmos entre as pessoas , a afirmativa de que este tipo de tecnologia não permite que a lâmpada aqueça. 

Quarto rústico ( em madeira com design moderno ) à noite iluminado por candeeiros com luz amarela
A Iluminação e a sensação térmica: Luz amarela dá sensação térmica de quente!

Na verdade, o que ocorre é que as lâmpadas LEDs contam com um tempo de resposta ágil, ou seja, assim, quando ligadas, notamos o seu brilho em máxima capacidade. 

A Iluminação e a sensação térmica – A lâmpada branca ou amarela?

A Iluminação e a sensação térmica: Luz branda dá a sensação de frio.

O calor é sim produzido, à medida que elas estão ligadas à corrente elétrica. O que devemos saber é que no caso das lâmpadas LEDs, há dissipadores térmicos da mais alta tecnologia. Assim sendo, elas emitem calor em menor quantidade do que os modelos convencionais.

Pronto, agora já pode alterar as suas antigas lâmpadas por LEDS de cor amarela. Vai dar uma sensação térmica quente e aconchegante. Use a luz nas partes da casa onde passa o tempo a descansar.