Luz amarela e luz branca é o mesmo que se costuma chamar de luz quente e luz fria.
O melhor tipo de luz é diferente para cada tipo de pessoa. Há quem prefira as luzes brancas, há quem prefira as amarelas, mas sabia que as cores das luzes são mais apropriadas para uns sítios do que outros?
As luzes brancas ou frias costumam ser mais indicadas para ambientes onde é preciso ver bem os objetos, como as cozinhas e os escritórios. Já na sala e nos quartos a recomendação é usar luz quente, para deixar o ambiente mais acolhedor.
No entanto, isso não é uma regra absoluta. Por isso, se a intenção for deixar a cozinha ou o escritório mais acolhedor, por exemplo, a luz amarela pode ser usada. No final depende apenas do efeito desejado realmente, e também do gosto de cada um.
Em suma, a luz branca deixa os objetos mais nítidos, com suas cores menos distorcidas e a amarela deixa tudo mais fechado e menos nítido.
O que não existe é uma diferença de temperatura propriamente dita entre elas. A luz amarela não aquece o ambiente mais do que a luz fria. Isso depende mais do tipo de lâmpada usado, independente da sua cor. Lâmpadas de halogênio, por exemplo, deixam os ambientes com a temperatura mais alta do que as lâmpadas led, que não aquecem.
E se existe a dúvida de que a de halogênio é amarela e a led é branca estão enganados. Existem lâmpadas led amarelas e brancas, e isso não faz diferença nesse sentido.
A diferença entre a luz quente e a luz fria é apenas uma questão de efeito visual e psicológico.
E você, que cor de lâmpada gosta mais ?