Skip to content
Menu

A iluminação indireta tornou-se o principal protagonista da decoração de espaços domésticos, principalmente em áreas de uso comum, como a sala de jantar. Esta opção é a mais adequada se deseja criar uma atmosfera acolhedora nos seus espaços.

Tradicionalmente, quando era colocada uma lâmpada, ela era apontada diretamente para o chão, projetando luz para baixo. A consequência disso é que o feixe de luz era muito mais limitado e centralizado, causando sombras e deixando áreas como a da sala sem uma iluminação adequada.

Com a luz ambiente, o que se procura é que toda a sala/quarto tenha a luz necessária, acabando com os brilhos e as sombras.

A chave para essa forma de iluminação é direcionar o feixe de luz para as paredes ou o teto, para que ele reflita nessas superfícies.

Benefícios da luz indireta

  • Mais iluminação do espaço, mesmo fornecendo menos nível de luz;
  • Faz com que o ambientes pareçam mais espaçosos;
  • Se um design linear for usado, a iluminação será uniforme e livre de sombras;
  • A fonte de luz está mais oculta, impedindo o brilho e proporcionando mais conforto visual;
  • O efeito da luz ambiente pode ser alcançado com LEDs, tornando-nos uma casa mais eficiente do ponto de vista energético.

As chaves para a iluminação indireta da sala de jantar

Sem dúvida, um dos cómodos da casa onde esse tipo de luz é mais utilizado é na sala de jantar. É um espaço que todos os membros da família compartilham e no qual queremos sentir-nos confortáveis, tendo também a quantidade certa de luz que precisamos em todos os momentos.

O habitual na sala de estar é usar luz indireta no teto, geralmente com tiras de LED ou luzes embutidas, o mais oculto possível. Você tem duas opções: colocar a luz ambiente em torno do perímetro do teto ou criar ilhas de iluminação em áreas estratégicas, como acima da mesa de jantar ou atrás do sofá.

Outra maneira de obter luz ambiente é com a ajuda de apliques de parede que ajudam a direcionar a luz para a parede. Pode colocá-los nos dois lados do sofá ou mesmo ao lado dos móveis.

Pode também receber luz ambiente se colocar algumas faixas de LED em móveis, prateleira, aparadores etc.

Obviamente, pode combinar esse tipo de iluminação com lâmpadas decorativas que adicionam um toque único às suas divisões. Os candeeiros de mesa é um clássico que nunca sai de moda e oferece ainda mais luz.

Se quiser fazer uma reforma em casa e tiver a certeza de que está à procura de iluminação indireta para os seus espaços organize isso antes de colocar os móveis. Assim terá a luz onde realmente precisa.